12/03/2018

Ideologia valdiriana

Ou mais propriamente: "espírito valdiriano" — que é regido por um conjunto de princípios norteadores das minhas ideias, inclusive como espiritualista.

A linha analógica de pensamento é a seguinte: assim como existe a expressão "espírito da lei" (criada por Montesquieu e de soberana importância), eu queria que existisse também a expressão "espírito valdiriano", dentro da minha modesta significância.

Então "Valdiriano" é uma palavra anotada aqui, por mim, com algum neologismo (visto que não a encontrei em dicionário); obviamente é derivada do nome Valdir, o qual significa “forte, poderoso, governante, soberano” (de acordo com a Onomástica). Clicar aqui: aquittps://www.dicionariodenomesproprios.com.br/valdir/.

O meu nome é Valdir. Feita sua proporção à modesta significância da minha pessoa, esse adjetivo "valdiriano" recebe aqui um sentido ideológico imaginado por mim, a partir de conceitos e antecedentes teóricos que não precisam vir à tona. 

A minha ideologia começa normalmente na acepção desse termo em sentido amplo: "aquilo que seria ideal". Em seguida, reúne a concepção de ideias, pensamentos e opiniões, recriados por mim, aplicáveis à própria vida humana; logo, é apenas uma idealização supostamente prática, mentalidade pessoal, individualizada ou particular, e não um estudo nem doutrina ou ideologia dominante. Clicar aqui https://www.significados.com.br/ideologia/

Nessa esteira, a palavra "valdiriano" passa a ser um termo que tem feição  neológica, ideológica, pessoalmente minha, mas, podendo ser aplicável à vida de outra pessoa, ou repudiada por alguém; entra neste cenário, carregada de valores atribuídos por mim, com base na minha observação da existência natural e fatalística, teórica e prática, material e espiritual, concreta e abstrata.

Ressalvo que esses dois lados quase dialéticos não encerram minha lógica de pensar; deve existir um terceiro ou enésimo elemento que seja fator de conclusão razoável, para o assunto controverso.

"Vocabulário valdiriano": aqui (no meu campo imaginário), o verbete "forte" pode revelar um espírito forte com muita força de vontade; para ser "poderoso", encontrei sentido no poder de vencer o mal e superar dificuldade; "soberano" reverte-se na vontade de pensar livremente ou livre-arbítrio; "governante" pode ser como senhor das minhas obrigações e dominar impulso meu. E assim, por diante, poderei criar palavra que denote essa mentalidade.

"Ideologia valdiriana" fica sendo uma concepção de valores que se idealizam sob o poder do pensamento otimista com a ironia bem-humorada e respeito pelo ser humano; mantém a doutrina do comportamento cristão, segue uma linha existencial mais espiritualista que religiosa, e assim não precisa dizer que adota uma filosofia para fazer o bem.

"Poesia valdiriana", que deriva dessa concepção, será encontrada neste blog criado para divulgar textos em verso, da minha autoria, sobre diversos temas. Reveste-se do sentimento fraternal, libertário, igualitário e humanistico, de acertos e virtudes praticados, embora padeça de muita falha, considerando a parte fraca de um ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário