30/10/2018

Poema Universalmente agradecido

Transmito agradecimento
— mental e diariamente 
ao Universo complacente
com o meu corpo em movimento.

Sou grato por meu assento
a quem o fez confortável.
Guardo o isqueiro inflamável
que acendeu fogão e vela. 

Ao livrar-me da procela
no mar ou terra agitada,
contemplo o Céu e a jangada
sobre a água que espume.

Afundo e afasto o queixume...
Sou feliz com o espelho,
gente crítica e aparelho
que mostrem minha aparência.

Tenho paz na existência
rica ou pobre com a qual
acho um lugar natural
junto aos seres imortais.

Semelhante aos numerais,
que têm ordem sem ter fim,
"há quem faz o bem a mim",
em números proporcionais.

Elementos materiais: corpo, assento, fogo, água, terra, espelho; imaterias: mente, movimento, vida imortal; outros: espelho, gente e números. 
O texto acima é um poema em 6 quartetos e redondilha maior (verso com 7 sílabas métricas) e rimas intercaladas (abba-accd-deef-fggh-hiij-jkkj).

Nenhum comentário:

Postar um comentário